Sobre  CORROSÃO  do aço Inox - parte 4/4
                          

 

METAIS FUNDIDOS - Os metais fundidos geralmente atacam os aços inoxidáveis.
Para cada caso é necessário consultar tabelas de corrosão e/ou realizar testes práticos.

Tabelas de corrosão e testes

As indicações contidas nas tabelas de corrosão refletem geralmente os resultados de ensaios de laboratório realizados sob condições rigorosamente controladas e com reagentes de alta pureza.
As condições encontradas na prática muitas vezes se afastam sensivelmente das condições ideais em que se basearam as tabelas, seja pela variação da composição do agente agressivo, seja pela presença de contaminantes, pelas diferenças de temperatura, etc.
Essas variações geralmente afetam de modo considerável o comportamento do aço na presença do agente agressivo. Por estes motivos, na escolha de um aço inoxidável para determinada aplicação, levamos em conta todos os fatores que envolvem a utilização prática do produto.

Soldagem

Basicamente os aços inoxidáveis podem ser soldados por qualquer processo de solda.
É necessário, contudo, fazer algumas restrições e observar certas cautelas.
A soldagem oxi-acetilênica deve ser evitada sempre que possível, por isso utilizamos a soldagem baseada em Oxigênio e Argônio, porque o Acetileno provoca a carbonetação e geralmente inclui excesso de oxigênio, provocando a oxidação do Cromo.

Alguns requerem preaquecimento, outros requerem recozimento imediatamente após o término da soldagem. Estas indicações constam dos catálogos dos aços e devem ser estritamente observadas.

O material de solda (tiras de chapa inox) devem ter basicamente a mesma composição química do material de base. Como por exemplo a soldagem do Especulo Collin. 
Entretanto, usam-se freqüentemente AISI-304 que possui maior teor de elementos de liga, para compensar eventuais perdas na soldagem.

Acreditamos que com todas estas explicações, possamos contribuir para um maior entendimento do “porque” das exigências requeridas nas composições Químicas e muito mais, pois a conservação do produto em sí depende do entendimento da estrutura com a qual ele foi desenvolvida, ou seja, o aço inox . |Clique Aqui| para conhecer algumas etapas do nosso processo de fabricação.