Conservação do seu Instrumental


Sintetizamos abaixo os cuidados que o usuário deve ter para garantir a durabilidade e funcionalidade do Instrumental por mais tempo :

- Como instrução complementar, vale a pena lêr em Fabricação a composição dos aços utilizados, etc..

Use cada Instrumental somente para sua função específica e não exceda os limites divulgados !

1o.) O aço inóx, apesar do nome, está sujeito à oxidação, (vide link fabricação).

2o.) As partes ativas do instrumental, assim como: cortes, articulações, serrilhas, etc. , tem vida útil limitada, variando conforme a freqüência de uso e maneira como é utilizado.

3o.) Limpeza:
Todo instrumental deve ser bem lavado após o uso, de preferência em água corrente quente ou fria, utilizando escova com cerdas de Nylon e detergente Neutro.

4o.) Esterilização Química:
Etapa 1
: Aplicar produto bactericida na proporção de 4 ou 5 ml de produto/ para cada 1 Litro de água, por 5 minutos;
Etapa 2: Lavar novamente o instrumental em água corrente, a fim de retirar os resíduos do produto;
Etapa 3
: Secar completamente o instrumental com um pano antes de colocá-lo na estufa, nunca deixando secar naturalmente para evitar manchas brancas ou amareladas *.

* A utilização de água desmineralizada ou destilada, sem a presença de Cloro e metais pesados, contribui enormemente para evitarem manchas, corrosão e até mesmo quebras prematuras do instrumental. 

5o.) Esterilização em Estufa:
Etapa 1
: Separar os materiais cromados dos materiais feitos de aço inox, consulte sempre o responsável pelo setor para tirar dúvidas antes de prosseguir, pois jamais deve-se colocar os dois tipos juntos na mesma estufa ou autoclave ;
Etapa 2
: Separar o instrumental pesado do leve para evitar deformações, e o novo do velho, para evitar que possíveis pontos de oxidação sejam transferidos de um para o outro;
Etapa 3
: Em peças que possuam cremalheira, estas não devem estar travadas, pois podem ocorrer deformações e conseqüentemente desajustes;
Etapa 4
: Envolver o instrumental com papel de grau cirúrgico ou em campo de tecido de algodão cru duplo;

6o.) Recipiente:
Recomendamos a utilização de caixas cirúrgicas perfuradas na tampa e lateral , permitindo uma boa oxigenação e circulação de vapores no interior da caixa.

7o.) Temperaturas e Tempo de Esterilização:
Estufa:          120 minutos  a  170 graus *
Autoclave:     30 minutos  a  121 graus *
Autovácuo:      4 minutos  a  132 graus *

* Não exceder estes limites pois a resistência do material à corrosão pode ser danificada permanentemente, além disso, pode-se mudar o ponto de têmpera correto e ocasionar quebras prematuras porque o material perde a flexibilidade às tensões a que foi designado.

8o.) Consertos e Gravações:
Não aconselhamos o conserto do instrumental por qualquer pessoa ou empresa que não seja a própria fábrica Scalla, pois possuímos um rígido controle dos processos produtivos, garantindo a funcionalidade e a durabilidade dos produtos. A gravação da nossa marca não deve ser removida em hipótese alguma, sob pena de perda total da garantia.
Gravações extras:
 Nome da Instituição, Nome do Médico, Depto., etc., serão feitas aqui mesmo na Scalla conforme solicitação.  Gravações na forma de “riscos” com objetos pontiagudos na superfície da peça são completamente erradas, porque o aço inox só apresenta suas características apropriadas ao uso cirúrgico devido ao polimento e ao tratamento em sua superfície, sendo assim, qualquer agressão à ela ocasionará oxidação e até mesmo perda da resistência original.


Nota:
Muitas gravações eletroquímicas efetuadas na própria instituição ou por terceiros, no geral, não são cuidadosamente neutralizadas e certamente ocasionarão oxidação prematura. A gravação não pode ser realizada em qualquer lugar na superfície da peça, pois pode-se ocasionar infiltrações do produto corrosivo.

IMPORTANTE :
O uso correto do instrumental evitará muitos problemas que podem aparecer prematuramente, e sua higienização adequada garantirá a sua durabilidade por muito tempo.

Em caso de necessidade específica, a Scalla realizará modificações apropriadas ou desenvolverá o instrumental que atenda a sua exigência, sem colocar em risco sua funcionalidade e com garantia.